5001: uma odisséia no tempo

06/11/2007

Em comemoração aos 5.000 acessos ao nosso blog, venho publicar aqui algumas estatísticas a respeito dos visitantes da radioZerima. Criar um podcast é uma aventura maior do que parece à primeira vista, pois como aprendemos na marra, requer conhecimentos diversos e o uso de várias ferramentas. Bem no início, não controlávamos os acessos ao nosso blog. Logo depois, passamos a usar o Sitemeter, que é muito conhecido. Poucos meses depois, a falta de recursos para visualizar dados a longo prazo do Sitemeter, nos fez mudar para o Statcounter, o melhor contador de acessos gratuito com estatísticas em tempo real. Na mesma época, passamos a usar também o Google Analytics, que apesar de não ser em tempo real (as estatísticas são atualizadas de 24 em 24 horas), possui recursos altamente avançados (incluindo recursos de análise de marketing), e principalmente, não possui limite de log, o que permite analisar estatísticas a longo prazo.

O Statcounter junto com o Google Analytics é o conjunto perfeito para análise de estatísticas para sites, tanto em tempo real quanto a longo prazo. Entretanto, o podcast é um tipo de site peculiar, uma espécie de blog onde se publica arquivos. Como nenhuma dessas ferramentas rastreiam o número de downloads dos arquivos, por um bom tempo não sabíamos ao certo quantas pessoas estavam baixando e/ou ouvindo nossos programas. Nessa época, as estatísticas indicavam que 1/3 dos visitantes de nosso podcast vinham de páginas de busca por imagens do Google, ou seja, eram visitas de pessoas buscando por capas de álbuns ou imagens de artistas. Sem saber o número de downloads dos programas chegamos a pensar: "será que as pessoas visitam a radioZerima apenas para ver as figurinhas?!". Essa dúvida nos levou a procurar uma ferramenta que rastreasse o número de downloads, e após algumas pesquisas acabamos conhecendo o Podtrac, uma excelente ferramenta para essa tarefa. Foi uma grande felicidade perceber que no mês de setembro tivemos 207 downloads, o que resulta numa média de 6,9 downloads diários. Isso nos leva a deduzir que mesmo procurando por imagens, essas pessoas acabam também escutando algum programa.

paises.dos.visitantes.da.radiozerima.JPG

Outro dado interessante é que apesar de 61% dos visitantes serem do Brasil, 67% do total de acessos são de pessoas que falam português brasileiro (pt-br), ou seja, a maior parte de nosso público é formada realmente por brasileiros, sendo que alguns deles moram no exterior. São poucas as pessoas que fazem comentários, mas o alô do Laurinho da Finlândia comprova que a radioZerima está matando a saudade do som de nossa terra para aqueles brasileiros que estão longe de casa. É um grande prazer para nós poder proporciar essa alegria às pessoas, e essa notícia também nos proporcionou grande alegria. A segunda língua mais falada por nossos visitantes é o inglês americano (en-us), com 14% dos acessos. Apesar de frequentar nosso blog em um número menor, nossos amigos portugueses também marcam presença aqui, já que 2% de nossos visitantes falam português de Portugal (pt-pt).

idiomas.dos.visitantes.da.radiozderima.JPG

É interessante observar também de onde vem as pessoas que chegam até o nosso podcast. A maior parte delas chegam até nós através de mecanismos de busca como Google ou Yahoo, respondendo a 32% do total de acessos. Em seguida, com 24%, temos os visitantes do tráfego direto, ou seja, aquelas pessoas que não vieram de nenhuma página, pois possivelmente já decoraram o endereço radiozerima.blogspot.com ou o adicionaram aos favoritos do navegador. Logo abaixo, com 23%, temos as pessoas que vieram de mecanismos de pesquisa por imagens. Assim, fica registrado aqui a recomendação para quem quiser criar seu próprio podcast em não esquecer de dar atenção também às imagens. Por último, temos os sites de referência com 21%, representando as pessoas que vieram através de links de outros sites, como orkut, last.fm, technorati, ou outros blogs, tando de amigos (http://bandofrock.blogspot.com/ e http://jeanenitro.blogspot.com/) quanto de pessoas que não conhecemos na vida real (http://somzala.blogspot.com/ e http://theafro.blogspot.com/).

Mecanismos de Pesquisa 32%
Tráfego Direto 24%
Mecanismos de Pesquisa por Imagens 23%
Sites de Referência 21%

Até a data de hoje, estávamos esperando o projeto amadurecer para darmos início a uma divulgação ampla. Por isso, a divulgação que fizemos até então foi praticamente apenas para nossos amigos, e para as pessoas que estavam nas apresentações que fiz no Second Life. Portanto, estamos muito satisfeitos com o que já alcançamos, e estamos prontos para dar início à nova fase da radioZerima. Agradecemos muito a todos vocês, nossos amigos, baladeiros do Second Life, e é claro, todos vocês visitantes que conheço apenas pelos números das estatísticas, e pelos comentários daqueles que dedicam uma parte de seu tempo para nos saudar. Nunca almejamos ser o número um das paradas da internet, pois nosso propósito sempre foi compartilhar os sons que curtimos e os nossos pensamentos. Mas, é claro, nossa dedicação se torna mais gratificante ainda quando percebemos que nosso projeto tem sido ouvido por várias pessoas, em vários cantos do mundo.

Muito obrigado a todos,
e continuem sintonizados,
até amanhã o próximo volume do "Preto No Branco" será publicado!

um grande abraço,

DJ Pedrada.

Technorati : , ,

0 comentários: